Skip to content Skip to footer

Hexad: Um Framework de Tipos de Jogadores para o Design de Gamificação

Nota: Esta é uma tradução do artigo original Hexad: A Player Type Framework for Gamification Design, escrito por Andrzej Marczewski. Traduzido por Gustavo F. Tondello em julho de 2021.


Outra metáfora do design de jogos muito mal entendida, mas super-utilizada em gamificação é o modelo de Tipos de Jogadores de Bartle [1]. A seguir, uma tentativa de criar algo similar aos tipos de jogadores de Richard Bartle, mas para sistemas gamificados.

Como Citar?

Referência ao capítulo sobre os Tipos de Usuário Hexad no livro Even Ninja Monkey Likes to Play (formato APA):

Marzewski, A. (2015). User Types. In Even Ninja Monkeys Like to Play: Gamification, Game Thinking, and Motivational Design (1st ed., pp. 65-80). CreateSpace Independent Publishing Platform.

Referência a este artigo de blog traduzido (formato APA):

Marczewski, A. (2021). Hexad: Um Framework de Tipos de Jogadores para o Design de Gamificação. (G.F. Tondello, Tradutor). Gamified UK. (Trabalho original publicado em 2018).

Os Tipos de Usuário Hexad por Andrzej Marczewski são licenciados como Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

O Modelo Hexad de Tipos de Jogadores e Usuários de Marczewski

Neste modelo, há seis tipos de usuários descritos em um nível básico. Há quatro tipos intrínsecos: Realizador (NT: do inglês Achiever), Socializador (NT: do inglês Socialiser), Filantropo (NT: do inglês Philanthropist) e Espírito Livre (NT: do inglês Free Spirit). Eles são motivados por conexões, autonomia, competência e propósito (NT: RAMP em inglês – relatedness, autonomy, mastery, purpose) [2][3][4]. Os outros dois tipos, cujas motivações são um pouco menos preto e brancas, são Revolucionário (NT: do inglês Disruptor) e Jogador (NT: do inglês Player). A imagem abaixo mostra a classificação básica.

Tipos de Usuário Hexad

Em Resumo

  • Socializadores são motivados por Conexões. Eles querem interagir com outras pessoas e criar conexões sociais.
  • Espíritos Livres são motivados por Autonomia e auto expressão. Eles querem criar e explorar.
  • Realizadores são motivados por Competência. Eles querem aprender coisas novas e melhorar a si mesmos. Eles gostam de ter desafios para superar.
  • Filantropos são motivados por Propósitos e coisas significativas. Esse grupo é altruísta, sendo generoso com os outros e enriquecendo a vida dos demais de alguma forma sem expectativa de recompensa.
  • Jogadores são motivados por Recompensas. Eles farão o que é necessário para receber recompensas do sistema. Eles estão envolvidos apenas para beneficiar a si mesmos.
  • Revolucionários são motivados por Mudanças. Em geral, eles querem perturbar o funcionamento do sistema, seja diretamente ou através de outras pessoas, para forçar a ocorrência de mudanças positivas ou negativas.

Os Jogadores gostam de “jogar” quando há pontos e recompensas para serem recebidas. Os Revolucionários em geral não se interessam muito pelo seu sistema e os demais necessitam de algo a mais para se manterem interessados. Essa realidade se parece um pouco com isto:

Disposição para jogar

O objetivo desses tipos é disponibilizar aos designers de sistemas gamificados um framework simples para pensar sobre os tipos de pessoas que podem estar usando o sistema. É essencial ter em mente que as pessoas não podem ser divididas em categorias simples desta forma, eles irão exibir muitas, senão todas essas características, em graus variados.

Tipos de Usuários Intrínsecos

Tipos de Usuário Intrínsecos
  • Os Socializadores (como no modelo original de Bartle) são os que buscam interagir com outras pessoas. Eles gostam de estar conectados uns com os outros. Eles se interessam por partes do sistema que os ajudam a realizar isto. Esses são os que irão evangelizar sua rede social interna. São mais motivados pelo aspecto de conexões sociais.
  • Os Espíritos Livres gostam de poder agir por si mesmos. Há dois subtipos básicos, Criadores e Exploradores. Os Exploradores não querem ter restrições sobre como será sua jornada pessoal explorando o sistema. Eles também têm mais chances de encontrar problemas em um sistema. Criadores querem criar coisas novas. Eles terão os avatares mais detalhados e criarão mais conteúdo pessoal. Eles buscam auto expressão e autonomia.
  • Os Realizadores são aqueles que querem ser os melhores em tudo, ou pelo menos conseguirem realizar muitas coisas no sistema. Eles irão obter 100% no sistema de aprendizado interno. Eles fazem isso para si mesmos e provavelmente não se importam muito com se mostrar para os demais. (Essa definição é diferente da original de Bartle, mas eu não consegui pensar em uma palavra melhor!). Eles irão competir com os outros, mas de forma a se tornarem melhores que os outros. O sistema provê a plataforma para eles, os demais jogadores são apenas algo a ser conquistado e superado. Eles também podem ser motivados pelo status como uma forma de representar as suas realizações pessoais. Eles precisam de um sistema que irá enriquecê-los e levá-los à maestria.
  • Os Filantropos querem sentir que formam parte de algo maior. Eles querem dar algo aos demais, mas não esperam nada em retorno. Esses são os que irão responder inúmeras perguntas em fóruns, somente porque eles gostam de sentir que estão ajudando. Eles querem um sistema que lhes permita enriquecer os demais e sentem um sentido de altruísmo e propósito.

Subtipos (Extrínsecos) de Usuários Jogadores

Subtipos do Tipo Jogador

Essencialmente, o Jogador é motivador por recompensas, pura e simplesmente. Eles farão coisas similares ao grupo com motivação intrínseca, mas só se houver uma recompensa no final!

  • Focado em Si Mesmo (NT: do inglês Self-Seeker): Esse grupo de usuários agirá de forma semelhante aos Filantropos. Eles irão responder as perguntas de outras pessoas, compartilhar conhecimento e ser úteis — mas com um custo. Se não houver recompensas, não espere que eles se envolvam! Eles podem ser úteis, mas se eles forem estimulados a se envolverem por recompensas, espere quantidade ao invés de qualidade!
  • Consumidor (NT: do inglês Consumer): Os Consumidores farão o que for necessário para obter recompensas. Se for necessário aprender algo novo ou superar desafios (como um Realizador), eles o farão. No entanto, se eles puderem obter recompensas somente continuando o que já estão fazendo, melhor ainda. Pense neles como os que entram em competições somente pelo prêmio ou que compram em uma loja somente pelo programa de lealdade.
  • Formador de Redes (NT: do inglês Networker): Enquanto os Socializadores se conectam uns aos outros somente pelas conexões em si, os Formadores de Rede estão em busca de contatos úteis, dos quais eles podem obter algo útil. Eles seguem os grandes influenciadores nas redes sociais, mas não porque estejam interessados neles, e sim porque eles esperam ser notados, aumentar sua influência e serem recompensados por isso.
  • Exploradores de Falhas (NT: do inglês Exploiter): Assim como os Espíritos Livres, esse grupo está em busca dos limites do sistema, onde eles possam ir e fazer o que querem. No entanto, para eles, é uma forma de encontrar novas maneiras de obter recompensas. Se eles puderem encontrar uma falha ou lacuna, não espere que irão reportá-la a não ser que eles sintam que os demais estão ganhando mais que eles ao aproveitar a falha! Eles são os que têm mais chances de explorar falhas no sistema (poderíamos dizer até trapacear!). Eles também são os que irão criar coisas apenas para vender. Lembre-se do jogo Second Life. Muitas pessoas começaram a construir coisas — e alguns perceberam que além de ser divertido, poderiam ganhar algum dinheiro vendendo os itens criados. Para alguns, isto se tornou uma forma de ganhar a vida. Eles pararam de criar as coisas somente por diversão e começaram a fazê-lo apenas pelo lucro.

O Tipo de Usuário Jogador deve ser reconhecido, pois muitas das pessoas que começam a usar um sistema gamificado provavelmente estarão lá inicialmente pelas recompensas (pontos, prêmios, etc.). O truque é tentar convertê-los da sua orientação a recompensas para um dos tipos intrinsecamente motivados (Socializador, Espírito Livre, Realizador, Filantropo). Há alguma evidência demonstrando que os tipos extrínsecos irão se converter para o tipo intrínseco análogo (então, Formador de Redes -> Socializador, etc.), mas não é certo em todos os casos. Projete para os tipos de usuário intrínsecos que beneficiam o seu sistema, mas inclua recompensas no processo de onboarding para o melhor efeito e cobertura.

Tipo de Usuário Revolucionário e seus Subtipos

Subtipos do Tipo Revolucionário

Os Revolucionários perturbam um sistema de alguma forma. Isso pode ser feito através de ações voltadas a outros usuários ou ao próprio sistema. Assim como o tipo Jogador, o tipo Revolucionário é um grupo ao invés de um único tipo. No entanto, eu geralmente não entro em detalhes porque o efeito no design é em geral similar para todas as variações do tipo. Olhando de forma mais profunda, temos esses quatro tipos principais de revolucionário:

  • Assediador (NT: do inglês Griefer): Esse é o nosso Assassino (NT: do inglês Killer, um tipo do modelo original de Bartle) (sim, finalmente eu tenho uma resposta para aqueles que ficaram me perguntando onde esse tipo estava!). Eu escolhi usar a descrição de Bartle do seu modelo de 8 tipos porque esse é puramente o tipo babaca. Eles desejam afetar negativamente os outros usuários, só porque eles podem. Pode ser para provar que eles não gostam do sistema, ou só por diversão. Não há lugar para eles na maioria dos sistemas gamificados, então você precisa encontrar alguma forma de fazê-los mudar de ideia — ou se livrar deles.
  • Destruidor (NT: do inglês Destroyer): Esse tipo de usuário realmente quer quebrar o sistema. Pode ser hackeando ou encontrando falhas nas regras que lhes permitam estragar a experiência dos demais. Suas razões, novamente, pode ser porque eles não gostam do sistema ou pode ser somente porque eles consideram divertido hackear ou quebrar coisas. Se você não conseguir convencê-los a se converterem pelo menos para um Melhorador, então você tem que se livrar deles.
  • Influenciador (NT: do inglês Influencer): Esses usuários tentarão mudar a forma como o sistema funciona exercendo influência sobre outros usuários. Isto não quer dizer que eles são um tipo negativo, pelo contrário. Se eles sentirem que o sistema precisa mudar e você realmente der a eles uma oportunidade de ajudar, eles podem ser muito úteis. Faça uso deles ou se livre deles — pois o pior seria se eles se transformassem em Assediadores!
  • Melhorador (NT: do inglês Improver): Os Melhoradores vão interagir com o sistema com as melhores intenções em mente. Eles podem hackear o sistema ou encontrar falhas, mas seu objetivo é mudar o sistema para melhor. Eles são similares ao tipo Espírito Livre, na realidade, eles querem ter a chance de explorar o sistema, encontrar problemas e tentar consertá-los. Cuide bem desses usuários porque eles podem ajudar muito. Se você maltratá-los, eles podem se transformar em Destruidores.

Como você pode ver, o Revolucionário pode ser um tipo complexo e apesar deles serem uma pequena porcentagem do grupo de usuários, eles podem ser muito poderosos. Se você lidar com eles corretamente, eles podem ajudar a melhorar seu sistema, mas se tratá-los mal, eles podem destruí-lo.

Resumo dos Tipos de Usuário

Intrínsecos

Usuários: As pessoas para quem você está criando uma experiência gamificada. Eles são o elemento mais importante!

  • Filantropos: Motivados por Propósito. Esse grupo é altruísta, disposto a contribuir com os demais e enriquecer suas vidas de alguma forma.
  • Realizadores: Motivados por Competência. Eles buscam aprender coisas novas e melhorar a si mesmos. Eles querem desafios para superar.
  • Espíritos Livres: Motivados por Autonomia. Alguns querem ser criadores, outros, exploradores. Tente atender a ambos se for possível. Todos gostam de ser livres!
  • Socializadores: Motivados por conexões sociais. Eles querem interagir com outras pessoas e criar conexões sociais.

Jogadores

Jogadores: Motivados por Recompensas. Irão jogar o seu “jogo” com o objetivo de obter recompensas. Um subconjunto de usuários que inclui Formadores de Redes, Exploradores de Falhas, Consumidores e Focados em Si Mesmos.

  • Focados em Si Mesmos: Agirão de forma similar ao Filantropos, mas somente por recompensas ou reconhecimento. Valorizam quantidade ao invés de qualidade (a não ser que seja necessário!)
  • Consumidores: Consumidores farão o que é necessário para obter recompensas. Se for necessário aprender novas habilidades ou enfrentar desafios (como um Realizador), então eles o farão.
  • Exploradores de Falhas: Assim como os Espíritos Livres, esses jogadores buscam encontrar os limites do sistemas, onde eles podem ir e o quê podem fazer. Mas para eles, é uma forma de conseguir novas recompensas.
  • Formadores de Redes: Enquanto um Socializador se conecta com outras pessoas porque estão em busca de conexões, Formadores de Rede estão em busca de contatos úteis de quem possam obter algo em retorno.

Revolucionários

Revolucionários: Motivados por Mudanças, Revolucionários podem ser de quatro tipos. Eles podem ajudar bastante, mas também podem causar muitos problemas.

  • Assediadores: Querem afetar negativamente outros usuários, somente porque podem. Pode ser apenas para demonstrarem que eles não gostam do sistema, ou pode ser somente por diversão.
  • Destruidores: Esse tipo de usuário quer danificar o sistema diretamente. Isso pode ser conseguido hackeando o sistema ou encontrando falhas nas regras que lhes permitam arruinar a experiência dos outros.
  • Influenciadores: Esses usuários tentarão modificar a forma como um sistema funciona exercendo influência sobre outros usuários. Isso não quer dizer que sejam um tipo negativo, pelo contrário.
  • Melhoradores: Melhoradores irão interagir com o sistema com as melhores intenções em mente. Eles podem hackear ou encontrar falhas, mas seu objetivo é modificar o sistema para melhor.

A Dodecad de Tipos de Usuário

A Dodecad é um resumo visual dos 12 tipos de usuário. Algumas pessoas a acham muito útil para entender o modelo completo, então você pode achar também! Se você olhar o gráfico, próximo às 12 horas e 6 horas estão os subtipos de Jogador. 9 horas e 3 horas são os Revolucionários e os demais são os tipos intrínsecos.

A Dodecad de TIpos de Usuário

Apêndice

Possíveis Interações

Todos esses diferentes tipos de usuário têm o potencial de afetar um ao outro no seu sistema. Por exemplo, os Filantropos atuam como pais. Eles são os que provavelmente ajudarão todos a quem puderem, sem se importar com os motivos da outra pessoa. Os Exploradores de Falhas, por outro lado, farão uso de todos e tudo que possam para obter algum ganho pessoal do sistema. Os Socializadores e os Formadores de Rede irão querer interagir com os demais. Nenhum deles estarão em busca de nada em particular dos outros. No caso de um formador de rede, sua recompensa vem de se conectar a outros, enquanto a recompensa de um socializador é te conhecer e interagir com você. Os Focados em Si Mesmo não têm nenhum interesse real nas pessoas dentro de um sistema, eles são só um meio para um fim (sendo esse fim as coisas brilhantes que podem ganhar). De forma similar, os Realizadores não estão lá pelos demais, eles estão lá para enriquecimento pessoal. O Focado em Si Mesmo é muito similar ao tipo Realizador (NT: Achiever) de Bartle! Os Espíritos Livros e Consumidores têm o menor impacto em quaisquer dos outros usuários. Seus interesses são puramente pessoais, utilizando o sistema para obter o que quiserem dele. Os outros usuários não são diretamente interessantes para eles.

Proposta para Evolução dos Tipos de Jogadores

Como criar um sistema balanceado para todos os tipos de usuários?

A resposta é: com grande dificuldade e dependendo dos objetivos do seu sistema. Entretanto, se você voltar a quando só tínhamos cinco tipos de usuários, Jogadores, Filantropos, Socializadores, Realizadores e Espíritos Livres, fica um pouco mais claro. Crie um sistema que seja atraente para as quatro motivações intrínsecas básicas e tipos de usuário. Faça com que o sistema seja social, faça com que seja significativo e dê às pessoas alguma liberdade. Então, integre um sistema de recompensas bem pensado (pontos, medalhas, etc.). Se você fizer desta forma, estará criando um sistema que não depende das recompensas para funcionar. Dessa forma, você atrai as pessoas intrinsecamente motivadas de qualquer forma e aqueles que estão lá apenas pelas recompensas são atendidos. É importante ter em mente que você quer mais dos usuários intrinsecamente motivados se possível. Esses são os que continuarão retornando, produzindo conteúdo ou o que quer que eles devam estar fazendo. Os Filantropos e os Realizadores podem ajudar um sistema prosperar. Os Filantropos querem ajudar a todos. Eles querem responder perguntas e guiar outros usuários. Os Realizadores, dependendo do tipo de sistema, também podem querer fazer o mesmo. Eles estão interessados em serem os melhores em aprender coisas. Eles irão querer dar as melhores respostas para uma pergunta, não tanto para ajudar o outro usuário, mas para saber que são os melhores. No entanto, como o seu principal objetivo é enriquecimento pessoal, eles provavelmente contribuirão muito pouco ao sistema com o objetivo de ensinar — o que pode ser justamente o que você deseja! Os Espíritos Livres tendem a dar muito pouco de volta aos demais se tudo o que sistema lhes permite fazer é explorar. Se houver muitos deles, há uma boa chance de que o aspecto social do seu sistema não funcione. Dê a eles a chance de serem criativos se você quiser algo de volta para os demais. Os Socializadores são ótimos para evangelizar um sistema e trazer mais pessoas para ele, mas eles não adicionam tanto conteúdo ao sistema como os outros tipos. Muitos deles e tudo o que você tem é uma rede social. Os Revolucionários são geralmente inevitáveis. Eles querem modificar o sistema e encontrarão uma forma se puderem. Tenha certeza de que você tem regras sólidas que possam ser impostas. Se você não quiser que as pessoas façam algo, tenha certeza de que o sistema não permite fazê-lo! Além disso, tenha em mente que os revolucionários podem trabalhar como melhoradores ou destruidores — então, eles não são completamente maus e podem na verdade ajudá-lo a melhorar o sistema! Se o sistema estiver inundado de Jogadores, então você corre o risco de desvalorizar tudo. Existe o risco de que eles gerem bastante conteúdo inútil, votando e curtindo apenas pelas recompensas, abusando dos demais na tentativa de formar conexões e assim por diante. Mantê-los envolvidos de forma controlada pode gastar tempo e ser caro, então, encontre uma forma de criar um sistema que os converta em usuários intrinsecamente motivados!

Pensamentos Finais

Alguns pensamentos finais. É realmente importante ter em mente que tudo isto está aqui para ajudar a clarificar o pensamento. A vida real não é tão branca e preta, os usuários provavelmente terão características de múltiplos tipos de usuários. Mas eles geralmente terão um pelo qual irão se guiar mais que os outros. Eles também provavelmente mudarão de tipo à medida que conhecerem o sistema. Em sistemas nos quais recompensas são usadas no processo de integração mas são gradualmente removidas à medida que o usuário se capacita, você verá que eles irão dos tipos de usuário extrinsecamente “motivados” para os tipos intrinsecamente motivados. Esse é o momento no qual eles perceberão que há mais para ser ganho do sistema que somente pontos e medalhas. Finalmente, por que não preencher o Teste de Tipos de Usuário e descobrir qual dos 6 tipos você pode ser?

Referências

[1] Bartle, R. (1999). Players Who Suit MUDs. Obtido 22 de março de 2015, de http://mud.co.uk/richard/hcds.htm

[2] Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. The American Psychologist, 55, 68–78. http://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68

[3] Pink, D. H. (2009). Drive: The surprising truth about what motivates us. Distribution (pág. 256). Canongate.

[4] Sigmund, K., & Hauert, C. (2002). Altruism. Current Biology. https://doi.org/10.1016/S0960-9822(02)00797-2

Usos / Licenças

Os Tipos de Usuário Hexad são livres para serem utilizados sem modificações para fins não comerciais (pesquisa, educação, etc.) com atribuição. Se você quiser usar o Hexad ou conteúdo associado para fins comerciais, tudo que eu peço é que você me informe para que eu possa promover o trabalho aqui! Se você estiver interessado em modificar qualquer parte para seus próprios objetivos, novamente, por favor entre em contato e podemos discutir.

Os Tipos de Usuário Hexad por Andrzej Marczewski são licenciados como Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

O conceito de Tipos de Usuário para Gamificação nasceu no final de 2012, com a primeira publicação oficial em 30 de janeiro de 2013. Foi com a ajuda do Professor Richard Bartle que ele partiu de uma simples ideia para ser publicado por escrito!


Se você é um pesquisador interessado em utilizar o Hexad em seu trabalho, por favor veja a página sobre os Tipos de Usuário Hexad do HCI Games Group, onde estão disponíveis as principais publicações, instruções para uso e traduções da escala de tipos de usuário.

Leave a Comment